Samba da Elis

O Samba da Elis é um projeto que tem como foco o incentivo ao protagonismo feminino na universo do samba.

Tais ações são muito importantes já que a relação entre as mulheres e o samba sempre esteve ligada à presença feminina na dança e, em alguns casos, no canto.

O “fazer” o samba historicamente foi uma prática masculina e, até a poucos anos, encontrar mulheres “batuqueiras” era extremamente raro, tanto pelo fato de poucas se arriscarem quanto pelo ambiente hostil promovido por muitos homens.

Felizmente hoje as mulheres sabem que podem, e devem, ocupar todos os espaços e, com isso, as rodas de samba vem ganhando um toque feminino.

O caminho é longo até que o estranhamento causado pela presença das “batuqueiras” seja colocado de lado mas, as rodas de samba, que  acontecem nos terceiros domingos de cada mês, que acolhem e dão oportunidades para aquelas que estão aprendendo e divulgam e valorizam os trabalhos das mais experientes, é uma ajuda para acabar com o preconceito.

Junto às rodas de samba existe um programa de rádio que acontece no sábado anterior à roda e conta com a participação artista convidada para o evento no dia seguinte.